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1. Identificação
Tipo de ReferênciaArtigo em Evento (Conference Proceedings)
Siteplutao.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP3W/3FCL9AS
Repositóriosid.inpe.br/plutao/2013/12.12.16.25.27
Última Atualização2014:01.10.16.12.46 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/plutao/2013/12.12.16.25.28
Última Atualização dos Metadados2018:06.04.23.39.19 (UTC) administrator
Rótulolattes: 7016215184849035 1 SilvaLeitBrit:2013:DiSiCo
Chave de CitaçãoSilvaLeitBrit:2013:DiSiCo
TítuloDiscussão do Sistema de Controle de Atitude de um Veículo Lançador
FormatoDVD
Ano2013
Data de Acesso29 abr. 2024
Tipo SecundárioPRE CN
Número de Arquivos1
Tamanho817 KiB
2. Contextualização
Autor1 Silva, Adolfo Graciano da
2 Leite Filho, Waldemar de Castro
3 Brito, Alexandro Garro
Grupo1 CMC-ETES-SPG-INPE-MCTI-GOV-BR
Afiliação1 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Endereço de e-Mail do Autor1 adolfor9@hotmail.com
Endereço de e-Mailadolfor9@hotmail.com
Nome do EventoSimpósio Brasileiro de Automação Inteligente, 11 (SBAI) e Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações, 11 (DINCON).
Localização do EventoFortaleza
Data2013
Título do LivroAnais
Tipo TerciárioArtigo
Histórico (UTC)2013-12-12 16:25:28 :: lattes -> administrator ::
2014-01-09 13:38:07 :: administrator -> marcelo.pazos@sid.inpe.br :: 2013
2014-01-10 16:13:07 :: marcelo.pazos@sid.inpe.br -> administrator :: 2013
2018-06-04 23:39:19 :: administrator -> marcelo.pazos@inpe.br :: 2013
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Tipo do ConteúdoExternal Contribution
Tipo de Versãofinaldraft
Palavras-ChavePalavras-chave| Controle de Atitude
Veculo Lancador
Margens de Estabilidade
Modos de Flexão
Attitude Control
Launch Vehicle
Stability Margins
Bending Modes
ResumoNeste trabalho s~ao discutidos os principais conceitos e requisitos utilizados durante o projeto da malha de controle de atitude de um veculo lancador a partir da analise da din^amica simplicada do veculo. A analise e dividida em duas partes, primeiramente o veculo e tratado como um corpo rgido e um controlador PID e apresentado. Em seguida o veculo e considerado um corpo exvel e dois metodos de estabilizac~ao dos modos ex~ao (ganho ou por fase) s~ao apresentados. Alem disso, um sistema de controle de atitude e projetado considerando os conceitos discutidos. ABSTRACT: In this paper some concepts and requirements about the launch vehicle attitude control system are discussed from the analysis of the simplied vehicle dynamics. The analysis is split in two parts, rst of all the vehicle is treated as rigid body and a PID controller is presented. Then the vehicle is treated as a ex-body and two methods of bending mode stabilization are shown. Moreover, an attitude control system is designed based on concepts discussed.
ÁreaETES
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4. Condições de acesso e uso
URL dos dadoshttp://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W/3FCL9AS
URL dos dados zipadoshttp://urlib.net/zip/8JMKD3MGP3W/3FCL9AS
Idiomapt
Arquivo Alvo5229.pdf
Grupo de Usuárioslattes
marcelo.pazos@inpe.br
Grupo de Leitoresadministrator
marcelo.pazos@inpe.br
Visibilidadeshown
Permissão de Leituraallow from all
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhoiconet.com.br/banon/2006/11.26.21.31
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
URL (dados não confiáveis)http://www.sbai2013.ufc.br/
Acervo Hospedeirodpi.inpe.br/plutao@80/2008/08.19.15.01
6. Notas
Campos Vaziosarchivingpolicy archivist callnumber copyholder copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi edition editor isbn issn lineage mark nextedition notes numberofvolumes orcid organization pages parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project publisher publisheraddress resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark serieseditor session shorttitle sponsor subject tertiarymark type volume
7. Controle da descrição
e-Mail (login)marcelo.pazos@inpe.br
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